7 livros que toda criança deveria ler*

*E se você é um adulto que ainda não os leu: está esperando o que?

7) “O mistério do cinco estrelas”, Marcos Rey (Ática)
Léo, Ângela e Gino são três jovens detetives que investigam assassinatos, sequestros e assaltos – completamente sozinhos. É o sonho de toda criança. Vale ler este ou qualquer outro da série: “Um cadáver ouve rádio”, “O rapto do garoto de ouro” ou “Um rosto no computador”. Saudosa Coleção Vagalume.

misterio-do-cinco-estrelas

6) “O pequeno príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry (Agir)
Nem que seja para entender por que, raios, esse foi o livro favorito de 10 entre 10 misses do passado (dica: ele não é lá muito intelectualmente estimulante). E de onde surgiu o “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. E por que é uma historinha adorável.

O-Pequeno-Principe

 

5) “Reinações de Narizinho”, Monteiro Lobato (Globo)
Toda criança precisa conhecer “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Nada melhor para isso, então, do que começar por “Reinações…”, introdução aos personagens e pontapé inicial da série.

narizinho2

4)  “Contos de fada”, irmãos Grimm (Cosac Naify)
Intrigas familiares, magia negra, violência, e um pouco de sacanagem: de inocentes, os contos-de-fada originais não têm nada. Muito melhor que qualquer filme da Disney. Essa edição abaixo contém os contos originais, antes da censura que os próprios Grimm fariam mais para frente. Se jogue.

irmaos-grimm

3) “O Hobbit”, J. R. R. Tolkien (Martins Fontes)
Ninguém precisa ler as mil páginas de “Senhor dos Anéis” na infância. Mas seu preâmbulo, a história do pequeno ser de pés peludos que é arrancando de sua pacata casa para viver uma grande aventura, deveria ser presente de natal obrigatório para toda criança.

hobbit

2) “A ilha do tesouro“, Robert Louis Stevenson (L&PM)
Mapa do tesouro, expedições marítimas, uma ilha deserta e muitos piratas: quem não adoraria um enredo desses?

ilha-do-tesouro

1) “Alice no país das Maravilhas“, Lewis Carroll (Cosac Naify)
Porque é Alice. Porque tem alguns dos personagens mais encantadores de toda literatura (oi, Chapeleiro Maluco) e porque ainda brinca com a linguagem (trocadilhos, charadas, rimas) para contar a aventura da menininha que se perde num mundo fantástico. Um dos melhores livros para se ler. Em qualquer faixa etária.

alice-no-pais-das-maravilhas

 -Compre “A Ilha do Tesouro”  ou “Alice no País das Maravilhas” e ajude nosso blog 🙂

listas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “7 livros que toda criança deveria ler*

  1. Pingback: 3 livros para crianças que os adultos adoram | 3 livros sobre

  2. A série Vagalume e os livros do Monteiro Lobato fizeram a infância de muita gente, inclusive a minha. São livros que considero realmente indispensáveis para todos os pequenos leitores. Parabéns pelo post, Karin.
    Um forte abraço! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.